quinta-feira, 4 de março de 2010

A alma do teatro é eterna!

Há pessoas que dizem que o cinema, um dia, irá substituir o teatro, pois cada vez menos pessoas vão a teatros enquanto quase todo mundo vai ao cinema. Mas aqui vai uma razão pela qual o teatro é insubstituível: Você pode assistir 50 vezes a mesma peça, mas você nunca verá a mesma atuação!
Hoje, vendo uns "bloopers" de Wicked no Youtube eu pecebi que nao há filme que possa substituir uma boa improvisação, como, por exemplo:

Durante a musica "Popular" de Wicked, a cama de Glinda (Kristin Chenoweth), onde ela deveria sentar, não é posta no palco, e já que era um musical, Kristin começou a cantar no ritmo de opera: "I want my bed, I want it back. It cost 1 million dollars to do this set". E depois ela virou para sua companheira de cena e disse "Vamos Elphie, use os seus poderes para trazê-la de volta!"(é um espetáculo sobre bruxas) . Idina Menzel (Elphaba) logo dá um jeito na situação dizendo "Porque não sentamos as duas na minha cama?". rs, 'priceless'!!!
Na ultima apresentação de Kristin também, como ela não conseguia parar de chorar, Indina teve que falar todas as falas por ela.
Em Londres (não sei quem eram as atrizes), isso aconteceu 2 vezes. Na primeira, Glinda fica 5 minutos tentando grudar uma flor no cabelo de Elphaba (o que é necessário para a próxima deixa) e a flor fica caindo, por fim desiste e gruda no vestido, a platéia inteira ri do erro evidente. Na segunda ela apenas diz: "Just hold it!"(Ah, segura isso!).

E é logico que, no cinema, mesmo o filme sendo 3D ou 'whatever', você jamais se sentirá tão dentro do que está acontecendo quanto no teatro, pois no cinema, não importa o que você faça, você sabe que você não pode mudar o final e que os personagens não podem te notar. Já no teatro qualquer coisa pode acontecer!

E já que eu entrei no contexto Wicked, eu vou deixar aqui um video com uma das melhores cenas do show (né Gih?!), que também é cheia de improvisações da parte da Kristin (reparem que a própria Idina não consegue segurar a risada!)
[Má filmagem porque, na verdade, não é permitido filmar as apresentações, então tinham que esconder a câmera de vez em quando.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário